Ser um funcionário concursado é o sonho de muitos brasileiros, pois não é novidade que os cargos oferecem muitas vantagens. Seja pela remuneração acima da média ou pela estabilidade profissional, todo mundo está de olho nos concursos e quem se prepara antes tem mais chances de se sair bem.

Mas será que é possível se preparar para o processo seletivo sem colocar a mão no bolso? Este é o objetivo desse texto, que visa dar dicas de preparação para concurso sem nenhum custo adicional.

Identifique os possíveis concursos

O primeiro passo para você definir a sua preparação para o processo seletivo de um concurso é saber de quais deles você tem interesse em participar. Essa decisão será essencial para definir a sua carga horária de estudos, entre outros aspectos, portanto vale a pena dar uma olhada nos concursos 2020 abertosque prometem vagas em áreas variadas.

Invista em apostilas

Depois de definir a sua participação nos concursos, é hora de investir no seu material de estudo. Você pode encontrar algumas apostilas online sem nenhum custo, mas no geral, esse material costuma ser bem acessível. Mas não esqueça de se certificar que a apostila é condizente com o concurso. O PCI Concursos 2020por exemplo, terá assuntos bem específicos.

Defina a carga horária de estudos

Ao verificar os assuntos que serão abordados no processo seletivo do qual você participará, é hora de definir uma carga horária de estudos para distribuída durante os dias da sua semana. O ideal é que você possa encaixar o planejamento de estudos na sua rotina, sem interferir de forma negativa nas outras atividades.

Faça fichamento dos conteúdos

O fichamento é uma técnica de estudo muito utilizada e funciona muito bem para quem está se preparando para uma prova a longo prazo. Essa técnica permite que você possa acessar de forma direta e simplificada os assuntos que já estudou.

Pratique com provas antigas

Os concursos públicos que possuem muitas versões anteriores oferecem a grande vantagem de ter mais provas disponíveis e você pode usar isso ao seu favor. Pratique com as provas antigas do concurso!

Converse com quem passou pelo processo seletivo

Você já ouviu falar que a fala pode substituir a experiência? Neste ponto, você pode usar relatos alheios como uma grande vantagem ao seu favor. Procure conversar com pessoas que passaram pelo processo seletivo, mesmo com as que não obtiveram o sucesso desejado. Assim, você pode saber exatamente o que fazer e o que não fazer durante a sua preparação e até o dia da prova.

Como se preparar para concursos públicos sem gastar?