Como o país enfrenta atualmente uma grave crise econômica que já dura anos, é de grande importância fazer com que mais empregos sejam gerados em todos os estados brasileiros. Deste modo, o Presidente Bolsonaro criou o programa Verde e Amarelo do qual pretende fazer com que mais de 1,8 milhões de vagas de emprego surjam ate o ano de 2022.

Programa Verde e Amarelo de emprego

Atualmente o Brasil ainda está tentando sair de suas cries econômicas que ficou preso nos anos anteriores. Graças a essas crises, muito relacionado a geração de novos empregos fica prejudicado.

Desse modo, pois jovens principalmente sofrem com a escassez de emprego. Isso ocorre, pois com a crise, as empresas oferecem menos vagas e assim, desejam contratar apenas pessoal já experiente.

Com isso, o jovem que nunca trabalhou de carteira assinada tem grande dificuldade em conseguir um primeiro emprego. Assim, foram criados programas sociais que tentassem mudar esse aspecto, ou seja, programas que oferecessem vagas para jovens.

Desse modo, programas já existentes como o Jovem Aprendiz já está em funcionamento e é o responsável pela admissão de milhares de jovens todos os anos.

Porém, estes números gerados pelo Jovem Aprendiz ainda não é o suficiente. Com isso, o programa Verde e Amarelo foi criado pelo atual governo afim de gerar mais emprego para jovens entre 18 e 29 anos de idade.

Contrato do programa Verde e Amarelo

Algo quem vem sendo bastante debatido sobre o programa Verde e Amarelo, é em relação ao contrato das empresas que farão parte desse projeto.

Isso ocorre, pois, o contrato das empresas será diferente dos contratos comuns. Ou seja, muito do contrato padrão e das regras do próprio INSS serão alteradas nestes novos contratos emitidos pelo programa Verde e Amarelo.

Todos os jovens entre 18 e 29 anos que forem contratados por meio do programa Verde e Amarelo terão um contrato de ao menos 24 meses. Além disso, a empresa deverá pagar somente 2% do valor do salário para o FGTS e não mais 8% como diz a lei.

Assim, modificando a forma de como receber o Seguro Desemprego 2020 para os trabalhadores despedidos sem justa causa.

Fora isso, as empresas que demitirem funcionários sem justa causa, pagarão somente 20% do valor total do contrato ao trabalhador. Lembrando que está em voga que toda empresa que quebrar um contrato sem justa causa deverá pagar 40% do valor ao seu ex-funcionário.

Com isso, muito se tem discutido sobre o surgimento desse, programa Verde e Amarelo, já que por meio dele muitos empregos serão gerados, porém, as regras trabalhistas serão manipuladas para isso.  

Assim, entra em debate sobre a validade deste programa.

Entenda como funciona o programa Verde e Amarelo e como ele irá afetar a sua vida