Por mais prático que seja pedir comida pelos aplicativos, no final do mês, ao colocar as contas no papel, você pode se surpreender com os gastos. Cozinhar em casa pede um pouco de paciência; porém, há pratos rápidos e simples de fazer para todas as refeições.

Você quer diminuir os gastos com delivery? Veja dicas que podem te ajudar a transformar sua cozinha em um verdadeiro restaurante!

Conteúdo

Use ingredientes versáteis

Tenha em casa itens práticos que podem ser usados em diferentes preparos, como ovos, hambúrguer de carne, tomate, azeite e alface. Esses são exemplos que se encaixam bem tanto em um almoço quanto em um jantar ou lanche da tarde mais completo.

O ideal é tê-los na geladeira sempre prontos para uso. A carne pode ficar no congelador, mas deve ser descongelada no dia em que decidir utilizá-la em algum prato.

Faça uma lista do que mais usa 

Para montar a lista dos ingredientes mais utilizados, é preciso entender o que você gosta de comer. Anote em um papel as receitas que farão parte do seu dia a dia e o que sempre aparecia nos seus pratos pedidos no delivery.

A partir dessa lista, confira os itens mais usados e suas substituições. Por exemplo, se você gosta de arroz com cenoura e alho-poró, não pode faltar na sua despensa, o arroz, a cenoura e o alho-poró, além do sal e do óleo para o preparo.

Aproveite as promoções do supermercado

Antes de ir ao mercado, dê uma olhada em quais são as ofertas do dia. Você pode conferir isso direto no site, nos aplicativos de supermercado e nos folhetos que chegam à sua casa.

É o dia de fazer as compras do mês? Aproveite para conferir com calma o que está em promoção, se há desconto ao levar mais itens e se é o “dia da carne”, “dia do hortifrúti” ou outro em que o preço mais baixo é garantido.

Teste novas receitas

Uma das razões que te levam a pedir delivery é estar enjoado de comer sempre a mesma coisa. Para evitar esse problema, você precisa estar disposto a aprender novas receitas e não é necessário focar nas mais complexas.

Pesquise na internet as comidas de que você gosta, desde pizzas até hambúrgueres ou aquela macarronada completa para o almoço. Veja qual receita é mais prática e se arrisque na cozinha. Vale até chamar outras pessoas da casa para ajudar, inclusive as crianças.

Tenha uma horta em casa

Ter uma horta em casa incentiva você a cozinhar mais e diminui os custos com temperos, hortaliças e algumas verduras no supermercado. Quem tem pouco espaço, por morar em apartamento, pode plantar alecrim, cebolinha, salsinha em vasos pequenos e deixar na janela da cozinha.

Agora, se você tem mais espaço em casa, vale pensar em uma horta maior e incluir boldo, tomate, cenoura e até couve. 

Congele alguns alimentos

O freezer pode ser um grande aliado para te incentivar a cozinhar em casa. Para começar, congele aqueles alimentos que estragam facilmente e não serão usados imediatamente. Até frutas podem ir para o congelador e ser usadas depois para o preparo de sucos e sorvetes.

Outra dica é dedicar o sábado ou domingo para cozinhar, separar em porções individuais (em potes de vidro ou plásticos próprios para ir ao congelador) e congelar. Quando precisar da marmita, é só retirar do freezer e aquecer.

Planeje suas refeições

Planeje de forma realista as suas refeições, sempre considerando todos os membros da casa. Inclua café da manhã, almoço, lanches e jantar, além de anotar também os gostos pessoais de cada um.

Com esse planejamento, você pode definir um cardápio para cada dia e, a partir dele, saber exatamente o que vai precisar do mercado.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts