O sonho de qualquer pessoa que viaja é fazer um passeio tranquilo, que dê tempo para visitar todos os lugares que deseja e também permita, de fato, curtir e descansar. Porém, além disso, é fundamental encontrar maneiras de tornar essa viagem mais barata, sem ter que abrir mão, necessariamente, da qualidade.

Mas o que fazer para que a viagem fique ainda mais barata? Basta ficar de olho em descontos e promoções das companhias aéreas? Essa é uma excelente dica, mas você também pode utilizar o seu programa de milhas para comprar passagens com preços ainda menores, por exemplo. Saiba o que mais está ao seu alcance para que o passeio pese menos para o seu bolso no texto a seguir.

Conteúdo

Procure por passagens e estadia com muita antecedência

O segredo para economizar em uma viagem se resume a uma palavra: planejamento. E quanto mais cedo você conseguir realizá-lo, maior será a sua economia. Acredite: tentar organizar a sua viagem em cima da hora não fará bem para o seu bolso, além de ser uma situação incrivelmente estressante.

Portanto, não hesite em começar o seu planejamento o mais cedo possível, mesmo que seja meses antes da data prevista para a viagem. Após definir o seu destino, comece a estudar as opções de passagens e estadias. Quando se faz isso com toda essa antecedência, é mais fácil achar vagas disponíveis, além de encontrar tanto o valor de passagens como de acomodação por preços bem mais em conta. 

Defina um orçamento dentro da sua realidade

A ideia é que você consiga aproveitar a viagem para se divertir e descansar, mas sem comprometer as finanças, certo? Então, para não ter que se preocupar com um rombo na sua conta bancária ou um valor enorme na fatura do cartão de crédito, procure estabelecer um orçamento para a viagem que seja compatível com a sua realidade financeira.

Ao planejar o seu passeio, aproveite para listar todas as despesas previstas nele, como valor das passagens, acomodação, alimentação e deslocamento. Você também deve considerar um valor a mais dedicado para imprevistos e comprar lembrancinhas. A partir dessa somatória, ficará claro qual é a sua previsão de gasto, sendo que você pode ver qual é o valor máximo que pode gastar sem comprometer suas finanças.

Não se atenha a uma única data

Algo que costuma encarecer muito uma viagem, mas que poucas pessoas comentam, é a data. Viajar para um destino em um feriado ou durante a alta temporada irá tornar essa viagem mais cara, já que a procura é maior e isso acaba inflacionando o preço das passagens e da hospedagem, por exemplo.

Desse modo, sua viagem pode ficar mais em conta se você não se apegar a uma única data para viajar, tendo mais flexibilidade. Pense em outras datas possíveis e pesquise sobre o seu destino para encontrar a época do ano em que é mais vantajoso fazer a sua viagem.

Elabore um roteiro de viagem

Muito antes de iniciar a sua viagem, também é ideal que tenha preparado um roteiro de viagem outra forma de economizar na viagem. O roteiro serve para você ter em mente os pontos turísticos e locais que deseja conhecer durante o passeio, podendo organizar essas visitas por dia.

Quando se faz esse planejamento com antecedência, você acaba anotando todos os lugares que deseja conhecer, evitando deixar algum de fora. O roteiro também te ajuda a pensar em como se deslocar de uma atração para outra, podendo estudar se é mais vantajoso utilizar o transporte público para isso o que também pode ser mais uma forma de economizar ou até mesmo agrupar as atrações por proximidade, indo a pé de uma para a outra.

Aproveite essa pesquisa antecipada para buscar por lanchonetes nas proximidades desses pontos turísticos. Dessa forma, você já pode descobrir qual é aquele com os pratos mais em conta, além de economizar um tempo precioso sem precisar ficar andando atrás de um estabelecimento no dia.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts