Da mesma forma que uma empresa precisa decidir em qual ramo quer atuar, ela também precisa conhecer melhor o seu público. Para isso, a segmentação de mercado se torna uma ação indispensável.
É bastante comum encontrar companhias que querem atender a todos os tipos de públicos, pois deseja aumentar o seu faturamento. No entanto, essa pode ser uma estratégia ruim para o desenvolvimento dos negócios.
Isso porque a sociedade não é composta de pessoas iguais. A diversidade precisa ser entendida e valorizada pela empresa, para que ela consiga ter um melhor desempenho no seu dia a dia.
Uma empresa de agente de portaria, por exemplo, deve conhecer o perfil do seu público para que possa atuar de maneira mais direcionada e, com isso, impactar o seu público de modo eficiente.
Para entender melhor o que é a segmentação de mercado, neste artigo é possível encontrar o conceito, a importância e conhecer benefícios da segmentação, aspectos esses que mostram o quanto essa é uma necessidade de qualquer empresa.
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Em que consiste a segmentação de mercado?
De maneira direta, é possível definir a segmentação de mercado como uma ação que visa direcionar as ações de uma empresa para um público-alvo determinado.
Essa decisão é fundamental para que uma empresa que venda areia para obras, por exemplo, consiga identificar as características e os interesses dos seus consumidores e possa trabalhar de modo a impactar os seus clientes.
A segmentação de mercado tem o objetivo de definir quem são as pessoas interessadas no que a empresa oferece de acordo com os produtos disponibilizados e as preferências e o comportamento do público.
Ao mesmo tempo, é fundamental conhecer os tipos de segmentação presentes no mercado. A empresa deve levá-las em conta, de modo a conseguir realizar uma segmentação correta. São elas:
- Demográfica;
- Psicológica;
- Geográfica;
- Comportamental.
A segmentação demográfica trata dos tipos de consumidores, levando em conta o gênero, a idade, a nacionalidade, a profissão, a renda familiar, entre outros. Já a psicológica considera aspectos que fazem com que o comprador queira adquirir um produto ou serviço.
Enquanto isso, a segmentação geográfica diz respeito à localização do cliente, para a elaboração de ofertas de produto ou serviço de acordo com as regiões. E a comportamental segmenta os clientes de acordo com os comportamentos e interesses de consumo.
A importância da segmentação de mercado
Para que uma empresa que venda portão articulado para garagem ou qualquer outro produto ou serviço tenha maior sucesso no seu negócio, é fundamental que ela invista em segmentação de mercado.
Esse processo é importante porque a empresa consegue ganhar um maior domínio dos seus processos. Ao desenvolver ou divulgar um novo produto, a companhia é capaz de atingir de maneira mais simples e direta os seus objetivos de venda.
Diante disso, é possível dizer que a segmentação de mercado tem como foco atender às necessidades de um determinado público, de maneira a potencializar o interesse pelo que ela vende.
A segmentação também faz com que a empresa consiga se estruturar de forma mais concreta no mercado, permitindo um crescimento sustentável e promissor.
Os benefícios da segmentação de mercado
As vantagens que uma empresa, seja ela especializada na venda de mesa de escritório para duas pessoas ou em peças de roupas, pode ter ao segmentar a sua companhia são várias e justificam a busca por esse objetivo o quanto antes.
A primeira delas é que a segmentação permite que a empresa ofereça uma experiência muito melhor ao cliente, pois trabalha de maneira focada em um determinado público, atendendo às necessidades dele.
Depois, há o benefício de fazer campanhas de marketing mais eficientes, que impactam as pessoas que têm real interesse no que a companhia vende. Com isso, o resultado não poderia ser outro senão o aumento das vendas do estabelecimento.
Ao mesmo tempo, a empresa que faz segmentação de mercado é também capaz de identificar as necessidades do seu público, pois tem um amplo conhecimento sobre os seus consumidores. Tudo isso garante o sucesso da marca.
Considerações finais
Não é segredo para ninguém que quanto melhor for a experiência do público com uma marca, maiores são as chances de ele se tornar um cliente fiel. Isso pode ser mais facilmente alcançado com a segmentação de mercado.
Afinal, quanto mais direcionado for o trabalho de uma empresa para o seu público-alvo, maiores são as chances de ela agradar os seus compradores. Por isso, essa é uma ação que precisa ser priorizada, tornando o negócio muito mais sustentável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.